Publicado originalmente no site MEIO & MENSAGEM em 8 de agosto de 2020
Morre Enio Mainardi, aos 85 anos
Vítima de complicações causadas pela Covid-19, publicitário
faleceu em São Paulo, neste sábado, 8 de agosto
Por Alexandre Zaghi Lemos
Morreu neste sábado, 8 de agosto, em São Paulo, o escritor e
publicitário Enio Mainardi, vítima de complicações causadas pela Covid-19. Pai
do jornalista Diogo Mainardi, ele foi um dos principais nomes da publicidade
brasileira nos anos 1970 e 1980.
Enio Mainardi nasceu em Pindorama (SP), em 24 de maio de
1935. Iniciou sua carreira como repórter no jornal Correio Paulistano. Na
década de 1960, migrou do jornalismo para a publicidade, estreando como redator
na Norton Publicidade. Passou temporadas na Espanha, Israel, México e Estados
Unidos.
No Brasil, integrou a equipe da agência Denison e fundou a
Proeme, que presidiu até 1978, saindo após a venda da empresa para o grupo
Interpublic. Sob direção de Mainardi, a Proeme criou campanhas históricas, como
a que transformou o personagem Jotalhão, de Maurício de Sousa, em garoto
propaganda do extrato de tomate Elefante; e “Roda baleiro”, famosa pelo jingle
interpretado pelo cantor Renato Teixeira, para a bala de leite Kid’s.
Na década de 1980, o publicitário lança a Enio Mainardi
Associados, onde cria o slogan mais famoso de sua carreira: “Tostines vende
mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?”. Outros slogans
clássicos desenvolvidos por Enio são “Bonzo. Não é ração, é refeição” e “Old
Eight. O bom whisky você conhece no dia seguinte”.
Em 1989, Enio Mainardi fundou a Mainardi Propaganda, que
vendeu em 1999 a Roberto Justus. A agência passou a integrar o Grupo
NewcommBates, comandado por Justus, e Enio chegou a atuar na holding.
Polêmico e irreverente, Enio é autor dos livros Nenhuma
poesia é inocente (2007), O moedor (2013) e Nix (2014). Afastado da
publicidade, Enio era muito ativo nas redes sociais, onde mantinha
posicionamento político alinhado com a direita e os grupos de apoio ao
presidente Jair Bolsonaro.
Texto e imagem reproduzidos do site: meioemensagem.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário