Publicado originalmente no site DIGITALKS, em 09 de outubro
de 2018
Publicidade em Mídias Sociais continua a crescer em ritimo acelerado, aponta pesquisa
Segundo a pesquisa “Paid Social Trends” do 2º trimestre,
investimento em anúncios em mídias sociais cresceu 40% em base anual
Imagem de palitos brancos com o símbolo das seguintes redes
sociais: twitter, instagram, google +, facebook, youtube, tumbler e um desenho
de uma mão com o polegar levantado, indicando o ato de curtir. O fundo da
imagem é azul claro.
Os investimentos em publicidade em mídias sociais mantiveram
sua trajetória de crescimento acelerado e registraram um crescimento de 40% em
base anual (Jul/2017-Jun/2018 em relação ao mesmo período anterior). É o que
mostra o estudo “Paid Social Trends” do 2º trimestre, desenvolvido pela
iProspect. Essa taxa leva em consideração investimentos no Facebook, Instagram,
Pinterest, Snapchat, Twitter e LinkedIn. A pesquisa foi realizada com mais de
210 marcas, cujas ações abrangem investimentos em vários países, incluindo o
Brasil.
“O anúncios em mídias sociais continuam a ganhar espaço
dentro do mix de ações de marketing. Isso tanto pela mudança do comportamento
do consumidor, como por melhorias das plataformas que continuam a desenvolver
formatos mais amigáveis para os anunciantes. Apenas nos segundo trimestre, já
foram ao menos 72 atualizações. Essas alterações impactam a performance das
campanhas, retroalimentando o interesse neste tipo de comunicação”, explica
Gustavo Macedo, diretor de Marketing e Creative Content da iProspect.
A pesquisa mostra que o LinkedIn foi a rede social que
registrou o maior crescimento em investimentos em anúncios pagos, 167%
comparado ao trimestre anterior e 245% em base anual. Tal desempenho está
associado à sazonalidade das estratégias dos anunciantes na plataforma (o
investimento no 2º trimestre costuma ser maior do que nos trimestres
anteriores) e ao alto engajamento dos usuários do Linkedin que atraem muitas
marcas de B2B ou mesmo de B2C com produtos corporativos e de luxo. Novas
funções como o Lead Generation e o Carousel Ads também trouxeram grandes
oportunidades para as marcas.
Já o Facebook Inc. (holding que reúne Facebook, Instagram e
Audience Network) registrou uma variação positiva de 54% (base anual) e 17% (em
relação ao trimestre anterior). Embora o crescimento se verifique em todas as
plataformas da holding, a rede Facebook foi a que mais contribuiu para este
crescimento que está associado a questões sazonais, expansão orgânica, busca de
novos prospects e uso mais intensivo de modelos mais interativos de anúncios (a
exemplo do Dynamic Ads for Broad Audiences), entre outros. Chama a atenção
também o fato de os investimentos em anúncios em vídeo na holding já
representarem 53% do total. Isso é devido à adoção de novidades como o
Instagram Stories e In-Stream (mid-roll), bem como a maior adoção de recursos
de vídeo e animação para blocos de anúncios.
Os gastos com o Snapchat aumentaram 142% em relação ao ano
anterior e 9% em relação ao trimestre. Ambos os avanços são devidos à
introdução de novos tipos de anúncios, incluindo filtros não geográficos e
Lentes Snap, e para o maior espaço/destaque para a publicidade na plataforma.
Houve um aumento de 168% comparado ano a ano em gastos com o Snap Ads, o que
indica o amadurecimento deste formato e também a resposta positiva do mercado a
criação da recém-lançada unidade de publicidade do Snapchat.
O Pinterest registrou um crescimento de 17% em base anual e
uma queda de 11% em relação ao trimestre anterior. Esta queda está associada a
fatores sazonais e a iProspect espera que os investimentos nesta rede continuem
a crescer, assim como vem ocorrendo nos trimestres anteriores. Isso porque a
rede vem promovendo aprimoramentos importantes em termos de mensuração e
formatos de publicidade que facilitam o desenvolvimento e acompanhamento de
campanhas.
Por fim, o investimento no Twitter caiu 66% comparando ao
ano anterior. Mas, está em alta em 2018, com 32% de aumento em comparação com o
primeiro trimestre do ano. Vídeos no Twitter continuam a representar a maior
parte do gasto por objetivo – 36% – no segundo trimestre de 2018, conforme as
marcas continuam a ver fortes resultados com o formato Video In-Stream. O
estudo aponta que as marcas estão começando a explorar o Twitter não apenas
para obter visualização de seus vídeos, como para atingir outros objetivos de
comunicação. Melhorias nos produtos de publicidade oferecidos e a possibilidade
de checagem de dados de audiência por terceiros contribuem com este movimento.
“Como as redes sociais são um canal em constante evolução, o
sucesso das marcas depende, em grande parte, de sua capacidade de acompanhar
esses desenvolvimentos e adaptar suas estratégias, tanto em termos de mensagens
e formatos, como em relação a diferentes aspectos da jornada do consumidor”, ressalta
Gustavo Macedo.
Texto e imagem reproduzidos do site: digitalks.com.br
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