quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Publicidade e Propaganda: o que é


Publicidade e Propaganda: o que é

Guia da Carreira > Guia das Profissões, Profissão

A Publicidade e Propaganda utiliza criatividade e técnicas de comunicação para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. Ela pode ser empregada para construir a imagem de empresas, causas e pessoas junto a um público-alvo específico e seus profissionais têm um campo de trabalho bastante amplo, que vai além das agências de Publicidade e Propaganda.

Saiba mais sobre a carreira na Publicidade e Propaganda, como é o mercado de trabalho para estes profissionais e onde estudar!

Profissional

O publicitário é responsável por planejar, criar, avaliar e coordenar campanhas publicitárias para diferentes mídias (TV, Internet, impressos, rádio etc.). Ele pode atuar também dentro das empresas, traçando estratégicas de comunicação, além de assessorar marcas e pessoas (como artistas, políticos, celebridades, etc.).

Descubra a faculdade certa pra você em 3 minutos
O profissional graduado no curso de Publicidade e Propaganda pode desenvolver suas atividades em:

Agências de Publicidade: nas áreas de criação (arte e redação), planejamento, mídia, pesquisa e mídias sociais.

Empresas Prestadoras de Serviço: como produtoras de vídeo, áudio e internet, gráficas e estúdios de fotografia, entre outros.

Empresas Privadas: nos departamentos de vendas e marketing, definindo estratégias ou fazendo a ponte entre a empresa e as agências de publicidade.

Consultorias: prestando serviços como consultor para definir estratégia da marca.

Organizações Não Governamentais: atuando no desenvolvimento de campanhas de conscientização em prol de uma causa ou para levantamento de fundos, por exemplo.

Setor Público: definindo campanhas educativas ou promocionais para governos, estados e prefeituras.

Mercado de Trabalho

Atualmente a criação publicitária é uma área com salários atraentes e também uma das mais concorridas. Principalmente nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções (que acontecem várias vezes, todos os anos) e na área de marketing de médias e grandes empresas. O mercado de publicidade online, nas áreas de mídias sociais, marketing digital e comércio eletrônico, também oferece um excelente campo de atuação e está em alta.

Curso de Publicidade e Propaganda

O curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda dura em média quatro anos. A grade curricular varia bastante entre as faculdades e depende da ênfase do curso, que também pode ser chamado de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda.

Seguem algumas matérias mais comuns ministradas nos curso de Publicidade e Propaganda:

Antropologia
Comunicação Institucional
Comunicação Política
Criação Publicitária
Direção de Arte
Fotografia Publicitária
Gestão Estratégica de Marketing
Legislação e Ética Publicitária
Língua Portuguesa
Marketing de Relacionamento
Pesquisa de Mercado
Psicologia da Comunicação
Semiótica
Onde estudar Publicidade e Propaganda
Existem mais de 200 universidades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda em todo o País, sendo que a maioria é de faculdades privadas.

Tantas opções assim podem mais atrapalhar do que ajudar na hora de escolher onde fazer o curso de Publicidade e Propaganda. É por isso que a gente já fez uma triagem para você, separando boas instituições de ensino que contam com o reconhecimento e a boa avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Texto reproduzido do site: guiadacarreira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário